Concordância Diagnóstica da Citologia Cervical em Meio Líquido no Contexto das Novas Diretrizes Brasileiras de Rastreamento

Authors

Keywords:

Citopatologia, Citologia em Meio Líquido, Teste de Papanicolaou, Papilomavírus Humano, Variabilidade do Observador

Abstract

INTRODUÇÃO: A citologia em meio líquido (CML) apresenta vantagens em relação à citologia convencional, incluindo melhor padronização morfológica, menor taxa de amostras insatisfatórias e possibilidade de testes complementares. A incorporação do teste de DNA-HPV como método primário de rastreamento organizado, reforça a necessidade de avaliação da concordância diagnóstica na interpretação citopatológica cervical. OBJETIVO: Avaliar a concordância interobservador na interpretação de lâminas cervicais em meio líquido processadas em um serviço de referência nacional. MÉTODOS: Estudo observacional retrospectivo envolvendo 65 lâminas cervicais processadas por citologia em meio líquido e avaliadas independentemente por quatro profissionais, segundo os critérios do Sistema Bethesda. Foram consideradas discordantes as interpretações com potencial impacto na conduta clínica, incluindo divergências entre resultados negativos, positivos e insatisfatórios. RESULTADOS: Observou-se concordância diagnóstica substancial, especialmente nos casos negativos e nas lesões intraepiteliais de alto grau, demonstrando consistência interpretativa entre os avaliadores. As principais discordâncias ocorreram nas categorias limítrofes, incluindo atipias escamosas e alterações glandulares, caracterizadas por maior complexidade diagnóstica. CONCLUSÃO: O serviço apresentou desempenho satisfatório na interpretação da citologia cervical em meio líquido, evidenciando adequada padronização diagnóstica para o contexto do novo modelo de rastreamento do câncer do colo do útero. Os achados reforçam a importância da educação continuada e do controle de qualidade em citopatologia cervical.

Author Biographies

  • Yasmin Couto, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Brazil

    Setor Integrado de Tecnologia em Citopatologia, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Médica especialista em Anatomia Patológica e Citopatologia.

  • Shirley B. S. Quintana, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Brazil

    Setor Integrado de Tecnologia em Citopatologia, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Técnica de Qualidade.

  • Dr. Marcel Quintana, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brazil

    Instituto Nacional de Infectologia, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, Doutor em Estatística.

  • Gloria Regina F. da Silva, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Brazil

    Setor Integrado de Tecnologia em Citopatologia, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Tecnologista.

  • Ana Celina P. P. Moreira, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Brazil

    Setor Integrado de Tecnologia em Citopatologia, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Técnica de Qualidade

  • Dr. Mario Araujo Junior, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Brazil

    Setor Integrado de Tecnologia em Citopatologia, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Doutor em Fisiopatologia Endócrina.

Published

2026-07-04

Issue

Section

Article