Idiomas

  • ISSN (online): 1678-4774
  • ISSN (printed): 1676-2444

SOBRE AS INSTITUIÇÕES

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

R. Dois de Dezembro, 78, salas 909 - Catete
22220-040 - Rio de Janeiro - RJ
Tels. (21) 3077-1400 e 0800 231575 - fax (21) 2205-3386

Associação de direito privado para fins não econômicos, fundada em 31 de Maio de 1944, denominada SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA CLINICA/MEDICINA LABORATORIAL, tendo como sigla SBPC/ML, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, tem como finalidades congregar Médicos, portadores do Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e Médicos de outras especialidades, regularmente inscritos nos seus respectivos Conselhos Regionais de Medicina, e pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, estejam ligados à Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, e estimular sempre o engrandecimento da Especialidade dentro dos padrões ético-científicos.
A SBPC/ML estruturar-se-á para projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação pertinente, mediante atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação cultural nas áreas de Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da comunidade. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML promoverá Cursos, Jornadas, Congressos, Eventos Correlatos e Publicações Científicas e Culturais.

Missão
Ser a Sociedade Médica que integra pessoas e organizações que se dedicam à área científica e profissional de Medicina Laboratorial, visando ao aprimoramento contínuo desta atividade na assistência à saúde.

Visão
Ser reconhecida como uma sociedade médica de referência na área de medicina laboratorial.

Negócio

  1. Propiciar ao associado o interrelacionamento e desenvolvimento científico e profissional, acesso à atualização científica e técnica, e assuntos relacionados ao mercado, gerando e divulgando informações, através de publicações e eventos.
  2. Oferecer meios para o desenvolvimento empresarial e de gestão de negócios.

Princípios

  • Apoiar o desenvolvimento científico, pessoal e profissional dos associados
  • Disseminar conhecimento
  • Divulgar boas práticas
  • Participar dos processos de representatividade
  • Contribuir para a qualidade de vida da comunidade

 

Sociedade Brasileira de Patologia

R. Ambrosina de Macedo, 79 – Vila Mariana
04013-030 – São Paulo - SP
Tel. (11) 5080-5298

A Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) foi fundada no dia 5 de agosto de 1954, durante o Seminário Brasileiro de Anatomia Patológica, na sala de Reunião da Associação Médica do Paraná, em Curitiba.

Tem por objetivo a difusão, promoção e incentivo da Patologia, colaborando no Brasil e no exterior com instituições públicas e privadas, com as seguintes finalidades:

  • Congregar e representar médicos anatomopatologistas e pessoas jurídicas que se interessem pela especialidade e sua aplicação em benefício da humanidade;
  • Promover congressos, publicações, simpósios e cursos de especialização e reciclagem;
  • Interessar-se pela formação adequada e continuada de novos profissionais, discutindo métodos, formando opiniões e buscando a valorização do trabalho da especialidade, no que diz respeito à afirmação de seu mercado de trabalho, suas formas de remuneração, tanto no setor público como no privado, zelando para que seus atos sejam pautados pelo cumprimento rigoroso do código de ética profissional;
  • Conceder títulos de Especialista em Patologia aos associados que cumprirem as exigências regimentais;
  • Promover a defesa da especialidade de Patologia (Anatomia Patológica);
  • Estabelecer princípios que visem à aplicação correta da especialidade na sociedade brasileira, integrando-se a outros organismos societários nacionais e internacionais representativos da categoria médica, em especial à Associação Médica Brasileira, na qual a Sociedade Brasileira de Patologia representa o Departamento de Patologia;
  • Colaborar com outras instituições dentro do âmbito da sua área de atuação;
  • Estabelecer contratos, convênios, parcerias ou afiliações com instituições nacionais ou internacionais;
  • Oferecer aos seus associados orientações e diretrizes para o controle de qualidade baseados em princípios técnicos, éticos e legais próprios da especialidade.

Missão

Representar seus associados e oferecer suporte técnico-científico e profissional aos seus associados, como referência no exercício da patologia, por meio de assessoria jurídica e oferta de programas de educação continuada, atualização científica, controle de qualidade e acreditação de serviços.

Visão

Ser reconhecida como uma associação de elevado padrão ético e profissional, com representatividade efetiva junto à sociedade civil, ao governo e a comunidade - assistencial e acadêmica - consolidando-se como referência no exercício da Patologia no Brasil.

Valores

Associativo:

  • Ser comprometido com o trabalho em equipe para a criação de oportunidades em prol do fortalecimento da Patologia.

Ética:

  • Trabalhar para o cumprimento dos referenciais éticos e na difusão do código de ética médica entre os associados.

Credibilidade:

  • Estabelecer com os associados e com a comunidade uma relação de confiança, diálogo e respeito.

Compromisso com a Qualidade:

  • Oferecer aos associados produtos e serviços de alta qualidade científica e técnica.

 

Sociedade Brasileira de Citopatologia

Fundada em 1956, a Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC), sediada na cidade do Rio de Janeiro, congrega os médicos citopatologistas.

Pioneira na América Latina é filiada da Associação Médica Brasileira (AMB).

Em parceria, com a Academia Internacional de Citologia (IAC) e a Sociedade Latino-Americana de Citologia (SLAC), participa ativamente dos eventos científicos internacionais e das decisões que envolvem a citopatologia latino-americana.

Missão

Ser uma Sociedade Médica que congrega médicos especialistas para incentivar o aprimoramento técnico- científico dos associados e a valorização da especialidade, no que diz respeito à prevenção e diagnóstico precoce dos processos patológicos malignos (câncer) e benignos, a fim de atender os anseios e demandas da população brasileira.

Visão

Ser referência como autêntica sociedade geradora, promotora e divulgadora de conhecimentos na citopatologia que garantam o exercício ético da Medicina, a valorização e a dignidade profissional, tendo como princípio a melhoria das condições de atendimento e a promoção da saúde dos brasileiros.

Negócios

  1. Promover rigorosas avaliações teóricas e práticas, para subsidiar a AMB, na emissão de títulos de especialistas em Citopatologia.
  2. Atualizar e democratizar o conhecimento científico através de eventos de educação médica continuada.
  3. Representar o interesse dos associados junto aos órgãos governamentais, entidades representativas dos médicos e sociedades de especialidades afins.
  4. Divulgar informações sobre citopatologia aos órgãos institucionais e ao público em geral.
  5. Promover rigorosas avaliações teóricas e práticas, para aprimorar o conhecimento e o exercício prático do técnico qualificado, com certificação na área de Citotecnologia 6- Incentivar o exercício profissional qualitativo, oferecendo testes de proficiência, participando de programas de controle interlaboratorial e coordenando a aplicação de sistemas de avaliação e certificação da qualidade na busca de acreditação dos estabelecimentos laboratoriais.

Princípios

  1. Divulgar, discutir , expandir, representar, zelar e incentivar a Citopatologia médica brasileira, promovendo a união, intercâmbio e evolução técnico- científica dos associados com entidades e pessoas, no território nacional e em âmbito internacional
  2. Promover, estruturar e desempenhar ações em defesa dos interesses técnicos, científicos, sócio-econômico-profissionais dos associados, tendo por base a conduta dos profissionais de acordo com os princípios fundamentais do Código de Ética Médica e, o estatuto social da sociedade, cuja aceitação e cumprimento constituem condição essencial para admissão e permanência no quadro social da SBC.

Indexadores